sábado, 14 de maio de 2011

JUCA MARTINS-Beatriz, nº5,8ºG


  • Garimpo, Serra Pelada, 1980
  • Pará
  • gelatina / prata tonalizada
  • 30,2 x 43,7 cm (52,3 x 41,6 cm)
Juca Martins era um fotógrafo brasileiro
Mudou-se para o Brasil em 1957. Estudou técnica em impressão gráfica e laboratório fotográfico na Editora Abril (1967-1969). Atuou como repórter fotográfico nos jornais 
Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde e Última Hora (1969), e trabalhou como freelance para as revistas Placar, Quatro Rodas, Realidade, Veja, Visão e Isto É. Foi sócio-fundador da 
Agência F4 de Fotojornalismo (1979), junto com Nair Benedicto, Ricardo Malta e seu irmão Delfim Martins. Em 1991, após a dissolução da F4, fundou a Pulsar Imagens com Laura Del Mar e Delfim Martins. Recebeu o Nikon Photo Contest International (1979 e 1981), o Prêmio Esso de Fotografia, Brasil (1980), o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Direitos Humanos, Brasil (1982) e o Prêmio Embratur – Revista Ícaro (1988).
Fotografa profissionalmente desde 1970 produzindo reportagens para jornais, revistas nacionais e internacionais e ainda trabalhos institucionais para publicações de empresas, fotos para anuncios, livros, posters e calendário

Como fotógrafo independente tomou parte ativa nos acontecimentos brasileiros sem o escudo de uma grande empresa. Fotografou a violência da polícia brasileira de perto e profundamente. Publicou na ISTO É as denúncias fotográficas contra o policial denominado “KODAK”, que atuava nas greves do ABC paulista  reprimindo as manifestações de rua. Kojak era cabo eleitoral do governador Paulo Maluf.

Participou de exposições no Brasil, Espanha, Itália, França, Alemanha, Suiça, México, Cuba, Colombia e Equador e tem obras adquiridas para os acervos dos Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Museu de Arte Kunsthaus em Zurique (Suiça).

Juca Martins também fotografou a guerras internacionais por conta própria, como a guerra do el salvador e a guerra do libano.
Atualmente é editor e fotógrafo da agência Olhar Imagem, da qual é fundador. A Olhar Imagem está voltada para uma documentação sócio-econômica do Brasil e do mundo, tornando–se uma das mais completas agências de fotografia do Brasil.
Ganhou o Prêmio Esso de Fotografia (Brasil) com uma série de reportagens sobre menores, duas vezes o Prêmio Internacional Nikon (Japão) e o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos (Brasil) com reportagem sobre a guerra de El Salvador, e possui um vídeo sobre sua obra produzido em 1993 pelo Instituto Itau Cultural: Encontro com o artista Juca Martins.

Publicou o livro Antologia fotográfica, pela Editora Dazibao em 1990, tem um portfolio no livro Crianças do Brasil publicado pela Fundação Cargill em 1996. É autor do livro São Paulo/Capital, com fotografias panorâmicas, editado pelo Instituto Moreira Salles em 1998.

São Paulo plural

Estádio do Pacaembu, São Paulo
Espigão da Avenida Paulista, São Paulo
Cena Paulistana,São Paulo
Estação de Metrô da Sé, São Paulo
Memorial da América Latina


http://www.jucamartins.com/bio/


http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/01.009/1374

Nenhum comentário:

Postar um comentário