Daguerreótipo |
O alemão Francisco Napoleão Bautz, nascido na década de 1800, ficou conhecido por ser o fotógrafo que abriu o primeiro estúdio fixo de daguerreótipos do Brasil em 1840, no Rio de Janeiro, inovando a fotografia brasileira.
Pelo longo de sua vida, Bautz foi professor, fotógrafo e pintor e permaneceu ativo no Brasil nas décadas de 1840 e 1860.
Em 1839, Francisco atuou como pintor da Corte, no Rio de Janeiro, então no ano seguinte passou a se dedicar também à fotografia, mantendo um estabelecimento por mais de uma década na Rua do Cano, 146 (atualmente conhecida como Sete de Setembro), possivelmente, o primeiro estúdio fixo de fotografia do Brasil.
Em 1854 o artista transferiu-se para Salvador e com sucesso, nos seis anos seguintes, abriu vários estúdios daguerreótipos localizados na Ladeira da Preguiça, 11, na Rua de São Pedro, 48, e no Portão da Piedade, 46.
Consta que teria realizado microfotografias, porém não existem exemplos remanescentes desses trabalhos.
Não há dados que revelem sua morte.
Estúdio Daguerreótipo |
Referências:
<http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2848&cd_item=1&cd_idioma=28555 > . Acesso em: 7de março. 2011.
LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
Para quem quer mais...
* Daguerreótipo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Daguerre%C3%B3tipo
* História da fotografia:http: //www.eagaspar.com.br/historia_da_fotografia.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário