1922, feita do alto do Liceu Coração de Jesus |
Trata-se de vários auto-retratos, em diferentes situações do autor, montados em uma só imagem.
Essa obra, não considerada como linguagem, nem como expressão, tampouco como técnica.
Vieira nasceu em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, em 16 de novembro de 1862, filho de um fazendeiro de café.Em 1875, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde frequentou a Academia Imperial de Belas-Artes, como aluno ouvinte. Entre 1890 e 1893 morou em Ouro Preto, trabalhando como fotógrafo e pintor.
Foi Valério Vieira quem lançou a moda dos “retratos de formatura”, cultivados principalmente pelos bacharéis da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Seu estúdio era frequentado pelos principais políticos da época.
Em 1905 fez a primeira foto panorâmica de São Paulo, com 11 metros de comprimento. Esta foto, no entanto, perdeu-se, somente se conservando a de 1922, feita do alto do Liceu Coração de Jesus, que está sendo restaurada no Museu da Imagem e do Som, onde está preservada.
Em 21/09/1922, Valério Vieira enviou petição, acompanhada de um folheto onde o autor explicava a técnica utilizada e sua relevância, para o Congresso Legislativo do Estado de São Paulo solicitando uma subvenção de trinta contos de réis para as despesas com a montagem da foto
Valério Vieira faleceu em São Paulo, em 1941. O pintor, compositor, fotógrafo e pianista Valério Vieira, tem importantes registros de sua múltipla atividade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
A fotografia como meio de expressão era embrionária, apesar disso, tal obra já apontava um caminho inovador para a fotografia brasileira.
A fotografia como meio de expressão era embrionária, apesar disso, tal obra já apontava um caminho inovador para a fotografia brasileira.
FONTE:http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografo-valerio-vieira.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário